‘Dia de Todas as Crianças’ promove lazer, cultura e cidadania

Funcaju
13/10/2009 09h50
Início > Notícias > ‘Dia de Todas as Crianças’ promove lazer, cultura e cidadania

Nessa segunda, 12, a Orla de Atalaia recebeu milhares de crianças durante a terceira edição do 'Dia de Todas as Crianças', festa promovida pelo Governo de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju. Em uma área de cerca de 10.000 m² foram montados parques de diversão e estandes para realização de oficinas.

Em três lonas de circo, vários grupos se apresentaram, muitos deles compostos por estudantes de escolas públicas da capital. Crianças riam, corriam e brincavam ao lado de familiares. Cristiano Ferreira levou seu filho de dois anos para passar o dia na Orla e ficou maravilhado. "É um evento grandioso e este ano foi mais organizado e mais bonito", elogiou.

Durante todo o dia, a garotada pode aproveitar as várias opções de atividades recreativas, culturais e esportivas realizadas pelas unidades da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Equipes estiveram presentes em pontos estratégicos, realizando e monitorando as ações.

Oficinas

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles foi responsável pelas oficinas de capoeira, percussão, desenho e pintura, recorte de papel, reciclagem de garrafa pet, pipa, dentre outras. Na tenda de teatro as crianças faziam fila para ter o rosto pintado com temas de desenhos animados e figuras infantis.

O espaço de leitura abrigou o projeto de contação de histórias ‘A Hora do Conto', realizado pelas bibliotecas municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva. De acordo com Maria José, diretora da Ivone de Menezes, essa é uma forma de democratizar o livro e a leitura.

"A contação de histórias já faz parte da programação das bibliotecas, o que fizemos foi trazer para este Dia das Crianças o que realizamos às terças e quintas", disse Maria José. Ao final das histórias as crianças recebiam livrinhos e revistas para levar para casa.

Jogos e brincadeiras

Os pequenos também puderam participar de atividades recreativas e jogos na Passarela da Orla, onde monitores de educação física orientavam a realização de atividades como dama, bambolê, futebol, vôlei, dama, tamanco chinês, dominó e xadrez.

Aproveitando o espaço, a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leandro Maciel, Ana Arlinda, organizou pequenas gincanas entre alunos da 5ª e 6ª séries. "Essa é uma iniciativa muito boa. Chegamos ao meio dia e estamos aproveitando as atividades em toda a Orla", contou.

"Estou gostando de tudo, está ótimo. Estou aqui desde as 2 horas da tarde e só quero ir quando acabar", disse Ronald de Jesus, 13, estudante da Escola de Ensino Fundamental Olga Benário e participante do projeto Segundo Tempo.

Para saciar a sede da criançada, foram montados vários pontos de distribuição de água e picolé. Equipes de limpeza trabalharam durante todo o evento e profissionais de saúde estiveram de plantão para qualquer eventualidade.

Encerramento

Apresentações no palco principal marcaram o encerramento da terceira edição do ‘Dia de Todas as Crianças'. Por lá passaram os Irmãos Brothers, grupo do Rio de Janeiro que há 15 anos diverte públicos de todas as idades. O espetáculo uniu teatro e circo e encantou as crianças.

Em seguida foi a vez do grupo sergipano Lateiros Curupira, formado por adolescentes da oficina de percussão do projeto Recriando Caminhos, do Instituto Recriando. Utilizando objetos como latas, galões plásticos, panelas velhas e garrafas pet, o grupo apresentou clássicos da música sergipana e do folclore local.

Já o grupo teatral ‘Amor e Arte' apresentou o espetáculo ‘O Aniversário do Chaves'. Crianças e adultos riram durante toda a apresentação com as trapalhadas de Chaves, Chiquinha e Kiko.

Cristiane Ferreira, autora, diretora e produtora da peça, contou que é muito gratificante apresentar um espetáculo baseado no programa que encantou várias gerações e até hoje faz sucesso entre a criançada. "É uma grande emoção realizar esta apresentação. É uma grande festa", disse.